quarta-feira, 15 de maio de 2013

Negociação Sim! Prefeito petista abre diálogo com famílias pobres de Timóteo

Imagem inline 1
Reunião realizada em Timóteo entre BPs, Keisson e moradores das ocupações
Há pouco mais de 1 mês, as Brigadas Populares denunciaram em nota* a intolerância da prefeitura de Timóteo quanto à situação de centenas famílias que no início de 2012 ocuparam de maneira espontânea terrenos públicos ociosos.

Desde então as Brigadas Populares trabalham na organização e na mobilização das comunidades ameaçadas de despejo no sentido de fortalecer a luta e impedir qualquer ato de violência contra as famílias. Nesse tempo foram realizadas marchas, panfletagens, atos políticos e a defesa processual junto ao Poder Judiciário.

No último dia 29 de abril, data comemorativa dos 49 anos da Cidade Timóteo, quando os moradores das ocupações se dirigiam até a festa organizada pela Prefeitura para denunciar a iminência do despejo, o ônibus foi interceptado pela Polícia Militar e, minutos depois, apareceu o Prefeito Keisson (PT) para manifestar abertura para negociação.

O ânimo de abrir um canal de diálogo para evitar o despejo das famílias foi confirmado nas duas reuniões posteriores realizadas com o Prefeito e sua equipe de governo. Foi iniciada pelas partes uma negociação de alto nível, que pode assegurar a moradia para o povo pobre que está construindo seus lares a cada dia com o suor do trabalho e, mais do que isso, influir nos rumos da política habitacional da cidade de Timóteo.
Imagem inline 2
 Reunião realizada em BH entre BPs, Keisson, Adriano Ventura e Frei Gilvander 

Inicialmente, encaminhou-se a confrontação do cadastro das famílias realizado pelas Brigadas Populares com o cadastramento feito pela Prefeitura para se alcançar o número de famílias que cumprem os requisitos para fins de contemplação na política de habitação de interesse social. Em seguida, será requisitada audiência de conciliação nos autos da ação de reintegração de posse que tramita perante a 1ª Vara Cível da Comarca de Timóteo. Também foi acordado um estudo por técnicos do Município e técnicos ligados ao movimento para levantar as áreas ocupadas que podem ser definitivamente destinadas para fins de moradia popular.

Após as reuniões com o governo municipal, finalmente vislumbramos a possibilidade concreta de contornar o desalojamento das famílias, garantindo-lhes o direito de morar e o direito humano à cidade. Saudamos o prefeito Keisson (PT) pela abertura do diálogo, pois esse é o caminho para a construção de uma Timóteo justa e humana! Uma Timóteo em que caibam todos e todas!

Pátria Livre, Venceremos!

Brigadas Populares
Timóteo, Maio de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário